A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord, lançou nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o Projeto Equoterapia, que utiliza cavalos em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com comprometimentos físicos e/ou mentais. O evento contou com a presença do Prefeito Júnior, dos secretários; Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Ivonilde Silva (Educação), Mário Lúcio (Saúde), Goretti Frota (Esportes), Léo Abreu (Cultura), Evalzita Frota (Gabinete), e dos vereadores Neila Sá e Tarcísio da Cultura. Segundo o Prefeito Júnior, o projeto visa o atendimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. “O tratamento tem por objetivo ampliar a ação cognitiva, possibilitar um maior equilíbrio, a coordenação motora e aumentar a auto-estima do praticantes”. Inicialmente serão atendidas 15 pessoas que foram selecionadas pela SDS, sendo 4 idosos e 11 crianças, sendo quatro diagnosticadas com autismo e sete com paralisia cerebral. “O tempo do tratamento vai depender da avaliação periódica que será feita pela equipe da Chambord e pelos profissionais da SDS. Ao receber alta, o praticante dá a vez para outra pessoa que está na lista de espera”, observa o prefeito. “O trabalho realizado aqui é com amor. Iniciamos os contatos no ano passado, quando soubemos que duas crianças tinham parado o tratamento por falta de apadrinhamento. Levamos um ano para superar os aspectos burocráticos e legais, mas iniciamos esse projeto hoje para que seja permanente através da parceria com esse Centro Hípico, que é reconhecido por sua responsabilidade social”, disse o prefeito. Segundo ele, será necessária a integração de todas as secretarias para o projeto obtenha resultados. Destacou que a Saúde vai disponibilizar um neurologista para fazer o acompanhamento dos pacientes e a Cultura já abriu espaços na Paixão de Cristo para a participação dos ‘praticantes’ durante espetáculo. A coordenadora do projeto, Luciana Jardim, disse que a parceria com a Prefeitura de Eusébio é uma vitória que vai beneficiar muitos praticantes com necessidades especiais a vislumbrarem uma melhoria na saúde. Durante o evento, houve o primeiro contato dos ‘praticantes’ com os cavalos. As atividades terão início em fevereiro.
A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord, lançou nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o Projeto Equoterapia, que utiliza cavalos em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com comprometimentos físicos e/ou mentais.
O evento contou com a presença do Prefeito Júnior, dos secretários; Marta Gonçalves (Desenvolvimento Social), Ivonilde Silva (Educação), Mário Lúcio (Saúde), Goretti Frota (Esportes), Léo Abreu (Cultura), Evalzita Frota (Gabinete), e dos vereadores Neila Sá e Tarcísio da Cultura.
Segundo o Prefeito Júnior, o projeto visa o atendimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. “O tratamento tem por objetivo ampliar a ação cognitiva, possibilitar um maior equilíbrio, a coordenação motora e aumentar a auto-estima do praticantes”. Inicialmente serão atendidas 15 pessoas que foram selecionadas pela SDS, sendo 4 idosos e 11 crianças, sendo quatro diagnosticadas com autismo e sete com paralisia cerebral.
“O tempo do tratamento vai depender da avaliação periódica que será feita pela equipe da Chambord e pelos profissionais da SDS. Ao receber alta, o praticante dá a vez para outra pessoa que está na lista de espera”, observa o prefeito.
“O trabalho realizado aqui é com amor. Iniciamos os contatos no ano passado, quando soubemos que duas crianças tinham parado o tratamento por falta de apadrinhamento. Levamos um ano para superar os aspectos burocráticos e legais, mas iniciamos esse projeto hoje para que seja permanente através da parceria com esse Centro Hípico, que é reconhecido por sua responsabilidade social”, disse o prefeito.
Segundo ele, será necessária a integração de todas as secretarias para o projeto obtenha resultados. Destacou que a Saúde vai disponibilizar um neurologista para fazer o acompanhamento dos pacientes e a Cultura já abriu espaços na Paixão de Cristo para a participação dos ‘praticantes’ durante espetáculo.
A coordenadora do projeto, Luciana Jardim, disse que a parceria com a Prefeitura de Eusébio é uma vitória que vai beneficiar muitos praticantes com necessidades especiais a vislumbrarem uma melhoria na saúde. Durante o evento, houve o primeiro contato dos ‘praticantes’ com os cavalos. As atividades terão início em fevereiro.