Depois da conscientização das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, eis que chega a vez da Campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental e emocional. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários. Mas você sabe o porquê da cor Branca? Por que o primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. O branco remete à ideia de uma "folha em branco", incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Diante desse cenário, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, intensifica nesse período as ações de cuidado com a saúde mental e orienta a buscar apoio sempre que necessário. O CMVPV disponibiliza escuta qualificada, plantão psicológico gratuito, além de palestras, rodas de conversa e ações de acolhimento voltadas para diferentes públicos, fortalecendo a rede de cuidado emocional no município. O órgão atua diretamente na prevenção ao suicídio e à automutilação, oferecendo suporte gratuito e humanizado à população.Para a coordenadora do CMVPV, Rosa Leite, o Janeiro Branco é mais do que uma campanha. "Cuidar da saúde mental deve ser prioridade", disse Rosa Leite. Vale destacar que a CMVPV é um equipamento que cuida da saúde mental das pessoas, mesmo sendo um equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social. A agenda já está aberta para palestras e eventos sobre cuidados com a saúde mental. "Aproveitamos para reforçar que o CMVPV está de portas abertas para acolher, escutar e orientar. Procurar ajuda é um ato de coragem e cuidado com a própria vida", destaca Rosa.Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).Como buscar ajuda A saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Diversos serviços gratuitos estão disponíveis:-Unidades Básicas de Saúde (UBS): O primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima, que pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra;-Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Esses centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares e são organizados por faixa etária e demandas específicas;-Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) de Eusébio, através do número 85 98151-0818 (WhatsApp).
Depois da conscientização das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, eis que chega a vez da Campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental e emocional. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários. Mas você sabe o porquê da cor Branca? Por que o primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. O branco remete à ideia de uma "folha em branco", incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, intensifica nesse período as ações de cuidado com a saúde mental e orienta a buscar apoio sempre que necessário. O CMVPV disponibiliza escuta qualificada, plantão psicológico gratuito, além de palestras, rodas de conversa e ações de acolhimento voltadas para diferentes públicos, fortalecendo a rede de cuidado emocional no município. O órgão atua diretamente na prevenção ao suicídio e à automutilação, oferecendo suporte gratuito e humanizado à população.
Para a coordenadora do CMVPV, Rosa Leite, o Janeiro Branco é mais do que uma campanha. "Cuidar da saúde mental deve ser prioridade", disse Rosa Leite. Vale destacar que a CMVPV é um equipamento que cuida da saúde mental das pessoas, mesmo sendo um equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social. A agenda já está aberta para palestras e eventos sobre cuidados com a saúde mental. "Aproveitamos para reforçar que o CMVPV está de portas abertas para acolher, escutar e orientar. Procurar ajuda é um ato de coragem e cuidado com a própria vida", destaca Rosa.
Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como buscar ajuda
A saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Diversos serviços gratuitos estão disponíveis:
-Unidades Básicas de Saúde (UBS): O primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima, que pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra;
-Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Esses centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares e são organizados por faixa etária e demandas específicas;
-Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) de Eusébio, através do número 85 98151-0818 (WhatsApp).