
Foto: Apenas ilustrativa/Internet
A saúde mental influencia o bem-estar individual, o funcionamento da sociedade, afeta o trabalho, as relações pessoais e a capacidade de lidar com desafios cotidianos. Por isso, deixou de ser um tema restrito aos consultórios médicos e passou a ocupar espaço no debate público.
Anualmente, no mês de janeiro, o tema Saúde mental ganha visibilidade com o movimento Janeiro Branco, criado em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a iniciativa convida a sociedade a refletir sobre o cuidado com a mente e a priorizar o equilíbrio emocional durante todo o ano.
A Controladoria-Geral do Município (CGM) afirma adotar ações voltadas ao bem-estar dos servidores e reforça a atenção à saúde mental no ambiente de trabalho. "Cuidar da saúde emocional é fundamental para um serviço público mais humano, eficiente e responsável com as pessoas", disse a Controladora-Geral de Eusébio, Roberta Castro.
Há fatores que ajudam a proteger a saúde mental e podem reduzir quadros de sofrimento psíquico. Entre eles estão a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada, sono adequado, autocontrole emocional e relações saudáveis, dentro e fora do ambiente de trabalho.